Home Contabilidade A IMPORTÂNCIA DE UM CONTADOR

A IMPORTÂNCIA DE UM CONTADOR

setembro 1, 2018
A IMPORTÂNCIA DE UM CONTADOR

O contador é o elemento principal na estrutura de qualquer empresa, pois necessita sempre interagir com as demais áreas da organização para que possa contribuir de maneira a afugentar potenciais riscos contábeis, fiscais e até mesmo na esfera trabalhista/previdenciária.

Ele é a peça chave em qualquer organização que deseja ter uma boa administração de suas finanças. É um profissional que possui o conhecimento para instruir o empreendedor sobre gestão financeira, garantindo que tudo esteja correto e a empresa cresça com segurança e dentro da legalidade.

A necessidade da consultoria do profissional da contabilidade é fundamental, pois várias empresas fecham as portas cerca de 2 anos após abrirem e isso ocorre em decorrência dá má gestão dos recursos.

A IMPORTÂNCIA DA FIGURA DO CONTADOR

A importância é tamanha que ele está presente desde o primeiro momento, a abertura da sua empresa. Ele fornecerá consultoria, instruções e orientações que farão toda a diferença no desenvolvimento e crescimento do empreendimento.

Contar com um profissional capacitado é de fundamental importância, pois ele auxilia o empreendedor com a burocracia do país, ganha celeridade nos processos de documentação, evita atrasos e retardamentos e é conhecedor dos sistemas e órgãos públicos.

Ele é um profissional especializado e garante que todo o processo seja o menos burocrático e o mais ágil possível.

Dentro da empresa, o contador garantirá que a folha de pagamento dos funcionários esteja dentro dos conformes, além de poder realizar o cálculo de férias, fazer alterações na CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), elaborar documentos relacionados às demissões e admissões, atuando como um verdadeiro “Departamento De Pessoal”.

 O CONTADOR NA ADMINISTRAÇÃO DOS ENCARGOS FISCAIS E TRABALHISTAS

Com toda certeza, o contador é a peça principal no que se trata da gestão dos encargos fiscais e trabalhistas, visto que qualquer contratempo em algum desses dois pontos pode ser um aborrecimento para qualquer empreendedor, resultando em multas pela Receita Federal, Justiça do Trabalho, Sindicatos, dentre outros. Algumas funções do contador são estruturar um registro de pagamento e estar sempre atento a qualquer atualização da legislação.

LUCROS, PRÓ-LABORE E AUDITORIA CONTÁBIL

Muitas organizações são fechadas devido a brigas entre sócios, e não por encargos fiscais, multas, um número reduzido de clientes, etc. Neste momento, entra a figura do contador que tem, também, a função de deixar tudo minuciosamente detalhado, incluindo a retirada de lucros e o pró-labore de cada sócio.

A SAÚDE FINANCEIRA DA EMPRESA

A presença do profissional da contabilidade em uma empresa não pode ser considerada um luxo, e sim uma necessidade para garantir o bem-estar do empreendimento. Esse profissional é benéfico e deve sempre ter participação relevante para a organização da empresa dando seu parecer sobre a real saúde financeira facilitando o planejamento e a tomada de decisões.

São aos contadores que os empresários recorrem quando precisam de um rumo para a saúde financeira da empresa. Os contadores cuidam da gestão econômica apurando os resultados, calculando impostos, entre outras tarefas e veem a empresa para a qual prestam serviços como parte de um mercado global. De modo geral, ele dá suporte mercantil, fiscal e tributário com o máximo de transparência e responsabilidade.

A contabilidade existe há cerca de 4 mil anos, mas foi só no século XIX que foi reconhecida como ciência. No Brasil, há milhares de profissionais exercendo a profissão como auditores, analistas ou contadores distribuídos por órgãos públicos, consultorias e escritórios.

São séculos de história desse profissional dando orientação e suporte às empresas que precisam dele no fator mais complicado do mundo comercial, o dinheiro.

A importância do contador aumenta com o passar do tempo, pois o contador passou a ter muita responsabilidade sobre as informações que ele divulga.

O CONTADOR DEFINE PADRÕES DE CONTROLE

O trabalho do contador é verificar se o desempenho da empresa está acompanhando o que foi planejado e, com base em informações concretas, sugerir alterações que podem solucionar os problemas e contribuir para o desempenho da empresa. As funções do contador também se estendem à controladoria. Esse é um passo fundamental para a tomada de decisões em relação ao desempenho da empresa.

São estabelecidos padrões de controle que, basicamente, são metas a serem atingidas.

O trabalho de um contador é enorme, pois afeta todas as esferas do empreendimento e pode ser a resposta decisiva para o problema que ameaça fechar as portas.

VALORIZANDO O CONTADOR

Em uma época onde o equilíbrio financeiro é indispensável, a figura do profissional contábil se mostra mais importante que nunca.

Ele passa grande parte de seu tempo estudando formas de reduzir o peso da tributação sobre a empresa dos seus clientes, de forma que a legislação em vigor seja respeitada e que a economia ligada ao trabalho seja sentida pelo empreendedor.

É sempre bom ressaltar que a contabilidade vai além de registrar as entradas e saídas ou os gastos e lucro obtidos. O contador é fonte de informação e um dos maiores aliados no caminho para o sucesso.

O contador é fundamental para garantir uma boa gestão de qualquer negócio.

INFORMAÇÕES EXATAS

É do profissional da contabilidade, também, a responsabilidade de realizar o trabalho de Auditoria Contábil. Todas as informações dos registros contábeis são verificadas e a sua exatidão é conferida e, em caso de eventualidades, são realizadas retificações.

A área administrativa também é analisada, além da financeira, tributária, financeira e econômica. O trabalho do contador é registrar informações, criar estratégias, orientar, auxiliar e recomendar ações, a fim de corrigir problemas e aperfeiçoar processos de gestão.

Valorize esse profissional!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta