Home Contabilidade COMO ABRIR UM QUIOSQUE NO SHOPPING

COMO ABRIR UM QUIOSQUE NO SHOPPING

agosto 16, 2018
COMO ABRIR UM QUIOSQUE NO SHOPPING

Montar um quiosque em um shopping pode ser o negócio perfeito, com um vasto público e um tanto acessível.

O objetivo de muitas pessoas é abrir o próprio empreendimento, pois elas têm a possibilidade de fazer os próprios horários, ter um aumento no rendimento mensal e ter as próprias normas para trabalhar.  Entretanto, ser dono de um negócio traz muitas responsabilidades e planejamento para obter sucesso. Na realidade, o importante é escolher por um setor em que haja disposição para o trabalho e tenha boa aceitação pelos consumidores.

Ser proprietário de um quiosque em um shopping pode ser o primeiro passo para ser bem sucedido, pois se pode abrir uma nova marca ou ser filiado a uma franquia. É aconselhável a filiação de uma franquia, pois o público conhece e tem informação sobre o produto oferecido.

  • O lugar para abrir o quiosque

Primeiramente, o ideal é a escolha da área para atuação.

Se for abrir o quiosque em um shopping da capital, com certeza haverá mais de um shopping. Então, será preciso analisar qual o shopping que melhor aceitará o empreendimento.

Antes de escolher o shopping é bom que seja feita uma análise, pois cada shopping atrai consumidores diferentes. Conhecendo a franquia fica mais fácil escolher o shopping certo.

Existem diversas franquias que asseguram o sucesso do empreendimento, tais como: Alimentação, Perfumaria, Cosméticos, Acessórios, Sandálias, etc.

  • O Planejamento

Para abrir um quiosque no shopping há certa burocracia solicitada pela administração.

O primeiro procedimento para abrir um quiosque é entrar em contato com a administração do shopping. Será necessário apresentar a ideia à entidade e ela solicitará um pré-projeto formal para entrar em concorrência com outras pessoas que também estejam interessadas em possuir um local nesta área comercial.

Para que tudo saia corretamente é imprescindível contratar um profissional da contabilidade para orientação e elaborar um documento detalhando as atividades que serão realizadas no quiosque e os benefícios que trará para o shopping.

Após a apresentação do documento é preciso fazer uma maquete da forma de como se pretende deixar o ponto. A administração do shopping providencia o setor digital para que o empreendedor possa montar o projeto em 3D, possibilitando melhor visualização e entendimento do desenho. Esse serviço é pago e o valor depende da empresa.

A maioria das franquias disponibiliza o projeto em 3D pronto para o franqueado e ele só precisa “mostrar” ao shopping.

Na maquete do quiosque é necessário que seja descrita a cenografia do quiosque com riqueza de detalhes, para que os avaliadores tenham noção do espaço preciso. A cenografia deverá ser prática e que não mexa com a estrutura ao redor, pois é tem de levar em conta as outras lojas instaladas no local. Os desenhos não devem proporcionar incertezas e dificultar a compreensão dos avaliadores. É importante acrescentar legenda nos principais locais.

  • As etapas para avaliação do projeto
  1. A avaliação do processo de concorrência tem um tempo variado de acordo com cada instituição. Neste tempo, todos os pré-projetos serão avaliados e o que for mais lucrativo e viável será eleito para instalar o quiosque. Um elemento decisivo para que o shopping aprove um projeto ou não é realizando uma pesquisa com os consumidores que frequentam o local e se há o interesse em consumir o produto que se pretende ofertar. Se a maioria for receptiva, o projeto será aprovado.
  2. Na segunda etapa, é solicitado um novo projeto, este sim é definitivo. Após a entrega dos já solicitados, também é preciso detalhar os valores do orçamento, o valor a ser pago mensalmente pela locação do espaço, a preservação da arquitetura, etc. O empreendedor receberá o aval para começar a construir no local disponibilizado se tudo estiver correto. Caso contrário, será preciso readequar o projeto às normas do shopping até ele ser aprovado.
  • Permissão concedida e o Contrato

Com a permissão, é preciso assinar o contrato de locação.

O contrato deve ser muito bem analisado antes de assinar e muita atenção às entrelinhas, pois o contrato nesta modalidade de quiosque em shopping costuma ser grande e com várias cláusulas.

  • A Construção do Quiosque

Todas as normas que foram descritas na maquete devem ser respeitadas e principalmente as diretrizes do shopping. Alguns shoppings determinam um tempo para a construção e começo dos trabalhos. Caso ultrapasse o tempo estipulado será necessário pagar uma multa que estará prevista no contrato.

Durante a construção não é permitido causar transtornos às pessoas que frequentam o shopping. É aconselhável reduzir ao máximo as consequências e imprevistos da obra.

  • A Decoração do Quiosque

É bom lembrar que um lugar bonito e agradável atrai o consumidor e faz com que adquira o produto. A decoração deverá estar de acordo com as mercadorias e sempre respeitando as normas da franquia.

Nesta fase, para não cometer erros, é importante abastecer o quiosque com os produtos que serão vendidos e estes devem ser dispostos de forma a atrair o público. Não é aconselhável atrapalhar a passagem das pessoas ou fazer com que elas não fiquem à vontade no quiosque.

Muitas franquias fornecem o quiosque pronto, decorado, conforme as normas da franquia, mas cobram um valor do franqueado.

Conforme o crescimento do empreendimento aconselha-se contratar três funcionários.

  • A Divulgação do Quiosque

Para a divulgação pode-se fazer uso de panfletos, propagandas virtuais ou recorrer aos serviços de uma agência de publicidade para criar uma estratégia para divulgar o estabelecimento.

  • Os Clientes

Para recepcionar os clientes no dia da inauguração ofereça um coquetel e brindes, que podem ser amostras pequenas dos produtos.

Desde o início, mostre um bom atendimento.

Qualquer empreendimento precisa estar em comunicação com os consumidores através da internet. É prático e eficiente. Para fazer essa comunicação pode-se recorrer a diversos meios como sites, blogs e nas redes sociais. É muito importante interagir com os usuários nas redes sociais, fazer promoções, fazendo com que eles divulguem naturalmente a marca do quiosque.

  • O Investimento

Como todo empreendimento, é importante possuir um valor monetário que deve ser usado somente para investir no quiosque. Fazer este planejamento financeiro é fundamental para não ter dividas, uma vez que nos primeiros meses pode ser que a expectativa do lucro não seja o esperado e haverá a necessidade de pagar pela locação, gastos com contas e colaboradores.

O valor de investimento pode variar uma série de razões: desde a franquia escolhida, até o tamanho do quiosque e a região escolhida dentro do shopping. O valor do investimento pode variar de R$150.000,00 a R$300.000,00. Além do valor, é preciso separar um valor para capital de giro. O custo de um quiosque é menor do que o de uma loja, mas tem despesas mensais.

  • Vantagens e Desvantagens de abrir o quiosque

Vantagens

  • Não há cobrança de luvas
  • O aluguel é menor se comparado a uma loja tradicional
  • Investimento e custo reduzidos
  • Maior flexibilidade

Desvantagens

  • Nem sempre há espaço para todo o estoque
  • Ruídos podem atrapalhar as vendas
  • O mix de produtos tem de ser reduzido
  • O quiosque pode virar balcão de informações.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta