Montar um quiosque em um shopping pode ser o negócio perfeito, com um vasto público e um tanto acessível.
O objetivo de muitas pessoas é abrir o próprio empreendimento, pois elas têm a possibilidade de fazer os próprios horários, ter um aumento no rendimento mensal e ter as próprias normas para trabalhar. Entretanto, ser dono de um negócio traz muitas responsabilidades e planejamento para obter sucesso. Na realidade, o importante é escolher por um setor em que haja disposição para o trabalho e tenha boa aceitação pelos consumidores.
Ser proprietário de um quiosque em um shopping pode ser o primeiro passo para ser bem sucedido, pois se pode abrir uma nova marca ou ser filiado a uma franquia. É aconselhável a filiação de uma franquia, pois o público conhece e tem informação sobre o produto oferecido.
- O lugar para abrir o quiosque
Primeiramente, o ideal é a escolha da área para atuação.
Se for abrir o quiosque em um shopping da capital, com certeza haverá mais de um shopping. Então, será preciso analisar qual o shopping que melhor aceitará o empreendimento.
Antes de escolher o shopping é bom que seja feita uma análise, pois cada shopping atrai consumidores diferentes. Conhecendo a franquia fica mais fácil escolher o shopping certo.
Existem diversas franquias que asseguram o sucesso do empreendimento, tais como: Alimentação, Perfumaria, Cosméticos, Acessórios, Sandálias, etc.
- O Planejamento
Para abrir um quiosque no shopping há certa burocracia solicitada pela administração.
O primeiro procedimento para abrir um quiosque é entrar em contato com a administração do shopping. Será necessário apresentar a ideia à entidade e ela solicitará um pré-projeto formal para entrar em concorrência com outras pessoas que também estejam interessadas em possuir um local nesta área comercial.
Para que tudo saia corretamente é imprescindível contratar um profissional da contabilidade para orientação e elaborar um documento detalhando as atividades que serão realizadas no quiosque e os benefícios que trará para o shopping.
Após a apresentação do documento é preciso fazer uma maquete da forma de como se pretende deixar o ponto. A administração do shopping providencia o setor digital para que o empreendedor possa montar o projeto em 3D, possibilitando melhor visualização e entendimento do desenho. Esse serviço é pago e o valor depende da empresa.
A maioria das franquias disponibiliza o projeto em 3D pronto para o franqueado e ele só precisa “mostrar” ao shopping.
Na maquete do quiosque é necessário que seja descrita a cenografia do quiosque com riqueza de detalhes, para que os avaliadores tenham noção do espaço preciso. A cenografia deverá ser prática e que não mexa com a estrutura ao redor, pois é tem de levar em conta as outras lojas instaladas no local. Os desenhos não devem proporcionar incertezas e dificultar a compreensão dos avaliadores. É importante acrescentar legenda nos principais locais.
- As etapas para avaliação do projeto
- A avaliação do processo de concorrência tem um tempo variado de acordo com cada instituição. Neste tempo, todos os pré-projetos serão avaliados e o que for mais lucrativo e viável será eleito para instalar o quiosque. Um elemento decisivo para que o shopping aprove um projeto ou não é realizando uma pesquisa com os consumidores que frequentam o local e se há o interesse em consumir o produto que se pretende ofertar. Se a maioria for receptiva, o projeto será aprovado.
- Na segunda etapa, é solicitado um novo projeto, este sim é definitivo. Após a entrega dos já solicitados, também é preciso detalhar os valores do orçamento, o valor a ser pago mensalmente pela locação do espaço, a preservação da arquitetura, etc. O empreendedor receberá o aval para começar a construir no local disponibilizado se tudo estiver correto. Caso contrário, será preciso readequar o projeto às normas do shopping até ele ser aprovado.
- Permissão concedida e o Contrato
Com a permissão, é preciso assinar o contrato de locação.
O contrato deve ser muito bem analisado antes de assinar e muita atenção às entrelinhas, pois o contrato nesta modalidade de quiosque em shopping costuma ser grande e com várias cláusulas.
- A Construção do Quiosque
Todas as normas que foram descritas na maquete devem ser respeitadas e principalmente as diretrizes do shopping. Alguns shoppings determinam um tempo para a construção e começo dos trabalhos. Caso ultrapasse o tempo estipulado será necessário pagar uma multa que estará prevista no contrato.
Durante a construção não é permitido causar transtornos às pessoas que frequentam o shopping. É aconselhável reduzir ao máximo as consequências e imprevistos da obra.
- A Decoração do Quiosque
É bom lembrar que um lugar bonito e agradável atrai o consumidor e faz com que adquira o produto. A decoração deverá estar de acordo com as mercadorias e sempre respeitando as normas da franquia.
Nesta fase, para não cometer erros, é importante abastecer o quiosque com os produtos que serão vendidos e estes devem ser dispostos de forma a atrair o público. Não é aconselhável atrapalhar a passagem das pessoas ou fazer com que elas não fiquem à vontade no quiosque.
Muitas franquias fornecem o quiosque pronto, decorado, conforme as normas da franquia, mas cobram um valor do franqueado.
Conforme o crescimento do empreendimento aconselha-se contratar três funcionários.
- A Divulgação do Quiosque
Para a divulgação pode-se fazer uso de panfletos, propagandas virtuais ou recorrer aos serviços de uma agência de publicidade para criar uma estratégia para divulgar o estabelecimento.
- Os Clientes
Para recepcionar os clientes no dia da inauguração ofereça um coquetel e brindes, que podem ser amostras pequenas dos produtos.
Desde o início, mostre um bom atendimento.
Qualquer empreendimento precisa estar em comunicação com os consumidores através da internet. É prático e eficiente. Para fazer essa comunicação pode-se recorrer a diversos meios como sites, blogs e nas redes sociais. É muito importante interagir com os usuários nas redes sociais, fazer promoções, fazendo com que eles divulguem naturalmente a marca do quiosque.
- O Investimento
Como todo empreendimento, é importante possuir um valor monetário que deve ser usado somente para investir no quiosque. Fazer este planejamento financeiro é fundamental para não ter dividas, uma vez que nos primeiros meses pode ser que a expectativa do lucro não seja o esperado e haverá a necessidade de pagar pela locação, gastos com contas e colaboradores.
O valor de investimento pode variar uma série de razões: desde a franquia escolhida, até o tamanho do quiosque e a região escolhida dentro do shopping. O valor do investimento pode variar de R$150.000,00 a R$300.000,00. Além do valor, é preciso separar um valor para capital de giro. O custo de um quiosque é menor do que o de uma loja, mas tem despesas mensais.
- Vantagens e Desvantagens de abrir o quiosque
Vantagens
- Não há cobrança de luvas
- O aluguel é menor se comparado a uma loja tradicional
- Investimento e custo reduzidos
- Maior flexibilidade
Desvantagens
- Nem sempre há espaço para todo o estoque
- Ruídos podem atrapalhar as vendas
- O mix de produtos tem de ser reduzido
- O quiosque pode virar balcão de informações.