Home Contabilidade COMO ESCOLHER CONTADOR EM BELO HORIZONTE

COMO ESCOLHER CONTADOR EM BELO HORIZONTE

julho 29, 2018
COMO ESCOLHER CONTADOR EM BELO HORIZONTE

Na realidade, passar as responsabilidades de uma empresa para um escritório de contabilidade é uma atribuição que requer muito cuidado.

É indispensável escolher e encontrar um profissional contábil muito preparado para as várias necessidades da empresa.

O mundo empresarial é muito competitivo e é fundamental ter o profissional da contabilidade como uma figura que vem para somar no crescimento. Infelizmente, muitos empreendedores não veem o contador dessa forma e não se preocupam em tê-lo para ajudar, orientar e trabalhar para que a empresa cumpra com todas as obrigações e obtenham sucesso.

Incertezas na escolha do contador?

Muitas empresas ou empreendedores ficam indecisos na escolha do contador ou têm problemas com o atual contador e toma a decisão de trocar.

O que acontece é que nem todo escritório realiza a mesma espécie de serviço, por isso é muito importante fazer uma ótima pesquisa através de indicação de amigos ou outras empresas que já utilizam os serviços de um profissional para ter conhecimento dos serviços prestados, preços cobrados e é fundamental buscar informações a respeito do escritório ou escritórios de contabilidade.

Conheça um pouco da cidade onde você procura um contador

Belo Horizonte, a capital mineira, tem uma população com mais de 2,5 milhões de habitantes, é o sexto município mais populoso do Brasil. A predominância no setor terciário é o que mais caracteriza sua economia e é concentrada em sua maioria nos serviços voltados para o comércio, serviços financeiros, atividades imobiliárias e administração pública. É a quarta cidade mais rica do Brasil, com 1,38% do PIB nacional. A capital mineira tem mais de 77 mil empresas legalizadas, que envolvem mais de um milhão de pessoas em atividade.

Ao escolher um contador na capital mineira, existem algumas informações que devem ser seguidas às necessidades de sua empresa.

São elas:

  • A Localização

Quando o escritório exerce as suas atividades na mesma cidade dos seus clientes, fica muito mais fácil o encontro para reuniões e visitas para averiguar a organização operacional, as atividades do escritório, e é possível economizar tempo e manter uma boa frequência de reuniões, que se aconselha que seja no mínimo mensal.

Não só pelo deslocamento, é importante ter um escritório de contabilidade na mesma cidade também pelo fato de que a legislação contábil e as obrigações tributárias podem ser diferentes de uma cidade para outra. Em alguns casos, as empresas encontram complicações com o IPTU e o ISS, além dos impostos municipais. Se o escritório estiver em outro município, isso se torna ainda mais difícil.

  • O Atendimento

 Hoje em dia, o profissional contábil escolhido deve ser ágil e estar pronto para atender o empreendedor, pois com o advento da tecnologia as respostas ficam mais rápidas. A sugestão é que todas as formas de comunicação com o escritório sejam analisadas, tais como: site, e-mail, telefones e as redes sociais.

A disponibilidade, cordialidade e prontidão no atendimento devem ser fatores expressivos antes de fechar a negociação. É preciso que seja prestado um ótimo atendimento e passar confiança, pois os laços pretendidos são de longa duração e nenhum deles deseja que a relação seja prejudicada e abalada. 

  • A Infraestrutura

 Aí está uma questão que não pode deixar de ser analisada.

O escritório oferece uma infraestrutura que atende as suas necessidades?

A modernidade da tecnologia, a quantidade de funcionários, a organização do espaço causaram uma boa impressão?

Isso é um alerta, pois muitos escritórios de contabilidade têm apenas um profissional contábil para atender inúmeras demandas e são desorganizados quanto ao espaço e entrega do serviço prestado.

É muito importante analisar se o escritório de contabilidade está oferecendo a infraestrutura necessária para atender a sua demanda, pois os escritórios tiveram de se modernizar para assegurar melhores resultados. Não deixe de certificar se o mesmo está com a metodologia em dia, recursos atualizados e preparados para a inovação tecnológica.

Não deixe de avaliar esse item, pois é importante na escolha do profissional contábil para a empresa.

  • A Competência Técnica

Quando for atendido, observe se os profissionais são experientes e capacitados, se estão atualizados a respeito das legislações trabalhistas e tributárias e se todos esses fatores estão ligados à capacidade de solucionar os problemas e realizar um bom trabalho.

O cliente não precisa especializar-se em assuntos tributários ou trabalhistas, mas o contador sim, e é necessário descomplicá-los para poder tornar mais fácil a vida do cliente.

A veracidade da competência técnica de um escritório pode surgir através de uma conversa sobre as principais necessidades do empreendimento e solicite atualizações com frequência e conteúdos sobre seu segmento, avaliando a profundidade de conhecimento desse profissional.

  • A Relação Do Custo E Benefício

Tão logo sejam identificadas as necessidades da empresa, escolha um profissional contábil que atenda os essenciais serviços. Nesse momento, é hora da avaliação da qualidade das atividades desempenhadas na correlação do preço pelo qual é cobrado.

Alguns profissionais com larga experiência, competência e conhecimentos cobram mais caro pelos serviços, mesmo que tenham uma estrutura menor, mas apresentam soluções eficazes para determinadas necessidades do cliente.

Não cometa os seguintes erros na escolha de um contador

  1. Preço baixo:

É necessário escolher um contador que tenha honorários satisfatórios à empresa. O preço cobrado não deve ser o motivo da escolha, pois existem contadores que oferecem preços baixos, mas não atendem e não prestam todos os serviços contábeis. Quando se escolhe um contador por causa do baixo custo, a propensão é que o negócio possa vir a sofrer com a falta de assistência ou de algum serviço. Por essas razões, o pagamento torna-se um custo sem retorno. É o que muitos costumam dizer “É o barato que sai caro”.

  1. A Consulta do profissional nos órgãos de fiscalização:

O normal é que todos os profissionais contábeis estejam em situação regular com os órgãos de fiscalização. Então, procure averiguar no Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), localizado na Rua Cláudio Manoel, 639 – Savassi – Belo Horizonte/MG, se ele se encontra regular com as obrigações. Pode se tornar lamentável escolher um profissional se ele não estiver regular. Se uma empresa escolhe um profissional nesta situação poderá causar muitos problema à empresa. Não permita que a sua empresa corra tal risco.

Escolha bem o seu contador!

Lembre-se que o escritório de contabilidade fornece indicações que proporcionam ao empreendedor requisitos para avaliar o desempenho e os resultados da empresa,

As atribuições de um escritório de contabilidade não se limitam ao pagamento de impostos e à manutenção de registros contábeis. O contador pode e deve estar preparado para auxiliar e participar de todas as áreas da empresa, nas estratégias, nas decisões a fim de fornecer ao empreendedor as técnicas necessárias para a perpetuação dos negócios.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta