Home Contabilidade COMO PREPARAR SEU COMÉRCIO PARA AS FESTAS DE FINAL DE ANO

COMO PREPARAR SEU COMÉRCIO PARA AS FESTAS DE FINAL DE ANO

outubro 24, 2018
COMO PREPARAR SEU COMÉRCIO PARA AS FESTAS DE FINAL DE ANO

A época das festas de final de ano é considerada como uma das mais rentáveis para a economia do país. A expectativa do comércio e dos consumidores é grande para as comemorações do final de ano.

Nesse período do ano, os empresários têm a grande oportunidade de alavancar as suas vendas. Além dos consumidores comprarem itens para presentear, eles também costumam adquirir roupas, calçados e acessórios novos, para passar as festas de final de ano.

São grandes as oportunidades para os empresários nas festas de final de ano, mas é necessário que eles planejem antecipadamente para que haja tempo para a produção e distribuição dos produtos no mercado.

O planejamento

O planejamento só começa quando o empresário toma a decisão dos resultados que ele deseja obter nesta época do ano. O que influencia essa decisão é a disponibilidade de capital para investir, os fatores econômicos e a perspectiva do empresário.

O empreendedor não pode tomar uma decisão conservadora, pois corre o risco de provocar a falta de produtos para venda. Do mesmo modo, uma decisão muito ousada e sem estratégia que sustente essa venda, pode fazer com que a empresa comece o ano seguinte com um enorme volume de estoque e necessitando da realização de liquidação das mercadorias que abalará na rentabilidade do negócio.

As vendas

As vendas são de fundamental importância para o empresário, mas ele deve ter sempre em mente os seguintes questionamentos:

  • Se a equipe de vendas está bem preparada;
  • Se a equipe trabalha para o cliente ficar satisfeito;
  • Se a equipe está treinada para saber como o cliente quer ser atendido.

Alguns empreendedores apostam em preços acessíveis como uma maneira de fidelizar os clientes. Acreditam que não haverá mudança de preços com relação ao ano de 2017, somente alguns pequenos ajustes procurando sempre o melhor para os consumidores no atendimento, produtos e preços.

O cenário econômico

No final de ano, o consumidor estará cauteloso na decisão de comprar, pois a situação financeira ainda não está tão benévola em todo o país. Entretanto, os últimos meses do ano se destacam de maneira positiva nos índices que medem o consumo e as vendas do comércio em geral.

O empreendedor vai necessitar de investir na qualidade do relacionamento com os clientes e em estratégias de marketing diferenciadas, para tentar convencer os consumidores a optarem por uma marca ou produto, em meio a tantas ofertas.

O que busca o consumidor

O consumidor busca, acima de tudo, qualidade, bons preços, confiança, transparência e um bom atendimento.

As formas de pagamento

No final do ano, os clientes buscam por preços e melhores condições de pagamento. Além dos cartões de crédito e débito, é aconselhável que o empreendedor ofereça bons descontos em pagamentos à vista. Ele irá se beneficiar por ter o dinheiro mais rápido e o cliente terá um preço melhor na hora de comprar.

As vendas nas redes sociais

Com relação às vendas nas redes sociais, é importante que as estratégias para pleitear a atenção do consumidor se baseiem no bom senso e no entendimento de que esses ambientes têm que ser priorizados como espaços de relacionamento com os clientes.

É de fundamental importância que a empresa cumpra o que promete aos consumidores, como prazo de entrega, disponibilidade e personificação de produtos.

As redes sociais não podem e nem devem ser uma vitrine de vendas.

Os conteúdos postados têm de ser relevantes para os consumidores que devem ter suas dúvidas respondidas o mais rápido possível.

Recomendações para boas vendas de final de ano

  • Os vendedores devem ser treinados para prestarem um excelente atendimento.
  • Analise como foram as vendas do último ano e prepare o seu estoque para não faltar mercadorias.
  • Realize uma lista com tudo aquilo que vendeu bem no último ano. Normalmente, os clientes mantêm o estilo de compra de um ano para o outro.
  • As vitrines da loja devem ser mudadas pelo menos uma vez por semana.
  • Invista em promoções.
  • Mantenha a empresa bem organizada e cative o cliente oferecendo mimos para o cliente, como balas ou bombons, por exemplo.
  • Para fazer as entregas até o Natal, determine os prazos necessários.
  • Entenda que os clientes buscam por produtos mais em conta.
  • Faça uma lista com tudo aquilo que você se recorda de ter vendido bem.

Observações importantes

Independente do tamanho e o ramo de atividade do negócio é preciso ser mais profissional e usar da criatividade para conquistar a preferência dos clientes.

Lembre-se que a atenção com o planejamento das vendas, com a equipe de vendedores e com o atendimento aos clientes é fundamental.

Com menor diferenciação entre os produtos e maiores pressões dos clientes e da concorrência, o trabalho de vendas torna-se cada vez mais difícil e complexo.

Independentemente de a empresa ter muitos vendedores ou não, é importante considera-los como se fossem uma equipe. Com um bom planejamento, administração, estratégia e técnicas nas vendas e prestar um atendimento personalizado e eficaz aos clientes, a empresa conquistará sucesso nas festas de final de ano.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta