Home Contabilidade Como o controle de custos pode ajudar na gestão financeira da sua empresa

Como o controle de custos pode ajudar na gestão financeira da sua empresa

novembro 12, 2019
Como o controle de custos pode ajudar na gestão financeira da sua empresa

Fazer a administração dos custos da sua empresa é essencial para compreender o que acontece de fato dentro da sua instituição. E nós, da Emadu Contabilidade acreditamos que uma empresa de qualidade precisa ter o controle financeiro estável para que os empreendimentos cresçam.

O controle de custos e a gestão de fluxo de caixa devem estar alinhados para não ocorrer prejuízos futuros. Pensando nisso, criamos esse artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre como os custos podem ajudar na gestão financeira da empresa. Tenha uma boa leitura!

Afinal, o que é o controle de custos?

O controle de custos é o gerenciamento dos custos fixos e variáveis que integram a sua empresa. E o controle deve ser feito por várias ferramentas para que no resultado final, o gestor entenda como está a saúde financeira de sua empresa.

Como a Emadu Contabilidade pode te auxiliar no controle de custos da sua empresa?

Nós somos uma contabilidade especializada em gestão financeira, dessa maneira entendemos que para uma empresa possa crescer de forma saudável e estruturada é necessário fazer planejamento e controle monetário adequado. Vejamos abaixo algumas dicas:

– Entender os custos fixos e variáveis do seu negócio

O custo fixo é o gasto que não aumenta ou diminui de acordo com produção. Já os custos variáveis como o próprio nome propõe são aqueles que variam de acordo com o volume de produção.

Esse entendimento permite que o gestor entenda como está o fluxo de caixa da sua empresa e como um novo planejamento de orçamento pode melhorar as impressões do negócio.

– Custos e despesas

O erro muito comum, cometido por maioria das empresas é não compreender a diferença entre custos e despesas prejudicando o negócio. O custo está diretamente ligado a investimentos feitos para produção da empresa, como por exemplo o pagamento de salários dos funcionários.

Em contrapartida as despesas são destinadas à manutenção da empresa, como conta de luz, água, aluguel, internet dentre outras.

Assim, é necessário organizar todos os setores da empresa e não apenas o setor financeiro. Possibilitando expandir o negócio como um todo.

Dicas de como implantar uma gestão financeira eficiente no seu negócio

Já entendemos que o controle de custos é essencial para que o sucesso de um negócio e como implementar uma gestão financeira eficiente pode trazer ainda mais resultados. Veja algumas dicas:

– Elaborar um planejamento estratégico

O planejamento estratégico para sua gestão financeira é ideal para identificar os possíveis erros e acertos do seu negócio.

– Gerenciar o fluxo de caixa

Gerenciar o fluxo de caixa é realizar controle monetário da empresa. Sem a sua realização, o gestor pode não conseguir entender quais são as entradas e saídas de sua empresa e muito menos se está tendo lucro com o negócio.

– Conciliação bancária

A empresa sempre deve conferir todos os lançamentos, extratos bancários e o saldo disponível de sua conta, para que nada seja enviado de forma equivocada para outra conta, realizando assim um controle financeiro interno.

Para uma gestão financeira equilibrada é necessário controlar os custos e as despesas da sua empresa. Além disso, você pode contar com a ajuda da Emadu Contabilidade para desenvolver um planejamento personalizado para que o seu cliente seja atendido da melhor forma possível.

Quer saber mais? Tem mais alguma dúvida?

Entre em contato conosco ou deixe a um comentário abaixo!

Leia outros artigos no nosso blog!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta