Home Contabilidade E-commerce: vantagens e desvantagens

E-commerce: vantagens e desvantagens

agosto 8, 2019
E-commerce: vantagens e desvantagens

Hoje em dia o melhor jeito de investir em novos empreendimentos é no mercado online, ou seja, os e-commerces. Os E-commerces são lojas virtuais que se refere a vendas pela internet, realizadas por uma única empresa, seja fabricante ou revendedor.

A internet facilita quase tudo que existe e ter um e-commerce só aumenta suas chances da sua marca acalcanhar outro patamar. O empreendedor deve construir seu próprio negócio virtual para agilizar a venda, a entrega do produto e o pós-venda.

História do E-commerce

Tem aproximadamente 25 anos de existência, e surgiu quando um americano chamado Jeff Bezos iniciou uma loja virtual de livros. Essa loja de livros hoje em dia é a Amazon.

No Brasil, o e-commerce também seguiu a onda de loja de livros, e começou em 1996 a BookNet através do empresário Jack London. Porém, acabou fechando e voltou com outro nome: Submarino.

Em seguida, surge nos Estados Unidos o Ebay e no Brasil surge o Mercado Livre. As grandes lojas que temos hoje, como Americanas, Saraiva no fim dos anos 90 e no início dos anos 2000.

Vantagens do E-commerce

– Facilidade de acesso

A sua loja virtual pode ser acessada de qualquer lugar que for conectado à internet. Tornando a venda muito mais rápida.

– Conforto

Quem atua no E-commerce também conta com um maior conforto em relação aos empresários que apostam em lojas físicas.

Com uma operação voltada ao online, muitas vezes o negócio é tocado da própria casa do empreendedor. Evitando engarrafamentos e ter mais tempo para aprimorar seu negócio.

– Construção do seu negócio

A estruturação do seu negócio pode ser feita em poucas semanas. Basta ter um computador com acesso à internet e umas estratégias bem definidas para dar seus primeiros passos no mundo digital.

– Disponibilidade

A grande vantagem do E-commerce é a ampla disponibilidade. Uma loja virtual está disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. Com isso, é possível deixar as campanhas de marketing rodando e as compras serão feitas em qualquer momento.

Desvantagens do E-commerce

– Reputação

É preciso ter cuidado com a proteção de dados dos seus clientes e como vai ser feita a entrega dos produtos. Busque ter uma boa reputação para atrair clientes e os fidelizar no seu e-commerce.

– Concorrência

A ampla concorrência com a internet é intensa. Praticamente qualquer coisa que você pensar em vender já tem uma loja que vende, por isso invista em produtos de qualidade. Faça o nome da sua marca no meio digital, oferecendo vantagens e propostas que só sua loja tem.

– Tecnologia

Pode ser uma coisa boa ou ruim o uso da tecnologia. Busque plataformas de e-commerce confiáveis e que você pode crescer com elas. Ou também contrate desenvolvedores que faram seu site ser otimizado.

– Produtos que não podem ser trocados

Por mais que as pessoas estão mais adeptas a compras online, busque disponibilizar todas as informações possíveis sobre o produto e como ele vai chegar na casa da pessoa.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário abaixo! 👇 👇

📍 A Emadu Contabilidade é uma empresa de Contabilidade com foco em gestão empresarial e tributária. Nosso escopo excede a entrega de conformidade legal contribuindo de forma efetiva na gestão empresarial através dos departamentos de Contabilidade, Fiscal/Tributário, Trabalhista e Societário.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta